terça-feira, 25 de setembro de 2007

Machismo

O machismo não é algo recente.Ele possui raízes que provém da antiga cultura greco-romana.Na época de sua origem,era pouco questionado pelas mulheres,pois as mesmas eram privadas de acesso ao conhecimento e aos estudos,logo não refletiam acerca de sua condição e pouco faziam para mudá-la.A partir da metade do século XX,as mulheres passaram a ter um maior acesso ao conhecimento e aos estudos,inclusive de filosofia.A partir desse maior acesso,as mulheres passaram a reivindicar os seus direitos,e uniram-se e agora buscam seus direitos tanto em casa como no mercado de trabalho.



Alguns casos em que ocorre o machismo:

- infidelidade
- violência domestica
- diferença de direitos
- esporte

No site de relacionamentos "orkut" achamos varias comunidades a respeito do machismo, e em uma delas contia textos como esses:
-Diz a lenda que as mulheres, fascinadas pela sua própria beleza, teriam inventado o espelho e o retrovisor. Diante deles celebram todos os dias o macabro ritual da transformação, tornando difícil distinguir quem é bela e quem é fera. No trânsito isso fica mais fácil. Decididas a encarar o mercado de trabalho, desenvolveram uma saia justa e curta projetada com o único propósito de lutar em igualdade com os homens. Em momento algum usariam com outras intenções. Aceitam tarefas complexas e superam qualquer obstáculo, desde que não desfie as meias ou estrague o esmalte das unhas. Construíram ao seu redor um universo próprio cercado por cartões de crédito, cheques especiais, batons, meia-calças e sapatos, um mercado que movimenta milhões e que os homens tem a árdua tarefa de administrar. São encantadoras criaturas, exibindo seus celulares desnecessários e barulhentos com confissões e segredos protegidos pelo anonimato. E todos tocam ao mesmo tempo. Mas há como entendê-las, quando estão de preto ou de vermelho. Algumas usam infra-vermelho, invisível e fatal. Predadoras implacáveis, qualquer homem fica frágil no seu meio, principalmente depois que aprenderam na televisão a conjugar o verbo comê-lo. Os estudiosos admitem que isso é o resultado da luta feroz para defender o importante espaço que ocupam. Por isso abandonaram o feijão, o arroz, a roupa suja, o ferro de passar, os filhos, os maridos. Hoje são as outras mulheres que cuidam disso.
-"Há mulheres que você ganha com o olhar, algumas você ganha com um bom papo, existem aquelas q você ganha com um beijo, para todas outras existe master card"
Esses textos muitas vezes são textos que provocam muita polmica na sociedade atual, e estamos aqui para saber a opinião das pessoas sobre esse tema tão polemico como o machismo.

Curiosidades em relação ao machismo na Cultura Greco-Romana*Só os meninos tinham o direito de estudar (a partir de 12 anos)*A mulher era "propriedade" do homem, e ele podia fazer com ela o que bem entendesse*Os filhos deviam se referir ao pai como senhor (dominus)*A mulher era obrigada a conservar a virgindade como coisa mais sagrada de sua essência*Homem, ao largar as "vestes infantis", aos 14 anos, seu primeiro ato era ser acompanhado por um instrutor à um prostíbulo.*Só eram consideradas mulheres honrosas aquelas que exerciam alguma atividade de salão (cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, etc), já que passando seu tempo entretidas com as artes, não gastariam seu tempo com coisas que não devem*Aos 12 anos, a menina era dada em casamento, passando assim de propriedade do pai, para propriedade do marido*Marido que suspeitasse da infidelidade da esposa tinha total direito de enjeitar (abandonar) a criança que considerasse adulterina*Filhos bastardos, que tivessem o nome da mãe, mas não o do pai não tinham papel social ou político algum na aristocracia*Mãe de Sêneca fora proibida de estudar filosofia pelo marido, já que o mesmo considerava essa matéria um caminho para a libertinagemE dizia o mesmo Sêneca : "Vendo que nada mais lhes resta senão partilhar o leito de um homem, elas [mulheres] se põem a enfeitar-se e não tem outra perspectiva"e conclui, "Seria melhor fazê-las sentir que nada as tornava mais estimáveis do que se mostrar pudicas e reservadas"


























Algumas Piadas:


P: O que aconteceu com o cara que finalmente entendeu as mulheres?R: Morreu de rir antes de conseguir contar para alguém.


P: Qual a diferença entre uma mulher com TPM e um pitbull?R: O batom.



P: O que tem cerca de 20cm de comprimento, mais ou menos 5cm de largura e deixa as mulheres malucas?R: Dinheiro



P: Por que não se pode confiar nas mulheres?R: Como alguém pode confiar em algo que sangra por cinco dias e não morre.


Chega uma mulher a uma livraria e pede ao atendente: -Por favor, eu quero livro o “A Mulher que Pensa”.E o atendente responde: -Desculpe-me, mas não trabalhamos com livros de ficção científica.


Quando uma mulher perde 90 por cento de sua inteligência? Quando enviúva. E quando perde os outros 10%? Quando seu cachorro morre.



Quanto tempo demora uma mulher para cair no chão quando dão um tiro na cabeça dela? Oito dias. Por que? É o tempo necessário para a bala encontrar o cérebro.

4 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk
muito legal

Anônimo disse...

Kkkkk isso é liberdade a mulher ou mandância do homem.... rsrsrsrs

Unknown disse...

esses anônimos sem coragem...

Unknown disse...

Machismo...
Estou lendo sobre Nessahan, e estou percebendo como as mulheres são maravilhosas e quais cuidados devemos tomar, ao entrar nesse mundo de "Irracionalidade" devemos nos precaver de certas atitudes femininas.
assim como existem as maravilhosas existem as cobras, e assim tbm é o homem.