terça-feira, 25 de setembro de 2007

Machismo


O machismo não é algo recente.Ele possui raízes que provém da antiga cultura greco-romana.Na época de sua origem,era pouco questionado pelas mulheres,pois as mesmas eram privadas de acesso ao conhecimento e aos estudos,logo não refletiam acerca de sua condição e pouco faziam.A partir da metade do século XX,as mulheres passaram a ter um maior acesso ao conhecimento e aos estudos,inclusive de filosofia.A partir desse maior acesso,as mulheres passaram a reivindicar os seus direitos,e uniram-se e agora buscam seus direitos tanto em casa como no mercado de trabalho.



Alguns casos em que ocorre o machismo:

- infidelidade
- violência domestica
- diferença de direitos
- esporte

No site de relacionamentos "orkut" achamos varias comunidades a respeito do machismo, e em uma delas contia textos como esses:
-Diz a lenda que as mulheres, fascinadas pela sua própria beleza, teriam inventado o espelho e o retrovisor. Diante deles celebram todos os dias o macabro ritual da transformação, tornando difícil distinguir quem é bela e quem é fera. No trânsito isso fica mais fácil. Decididas a encarar o mercado de trabalho, desenvolveram uma saia justa e curta projetada com o único propósito de lutar em igualdade com os homens. Em momento algum usariam com outras intenções. Aceitam tarefas complexas e superam qualquer obstáculo, desde que não desfie as meias ou estrague o esmalte das unhas. Construíram ao seu redor um universo próprio cercado por cartões de crédito, cheques especiais, batons, meia-calças e sapatos, um mercado que movimenta milhões e que os homens tem a árdua tarefa de administrar. São encantadoras criaturas, exibindo seus celulares desnecessários e barulhentos com confissões e segredos protegidos pelo anonimato. E todos tocam ao mesmo tempo. Mas há como entendê-las, quando estão de preto ou de vermelho. Algumas usam infra-vermelho, invisível e fatal. Predadoras implacáveis, qualquer homem fica frágil no seu meio, principalmente depois que aprenderam na televisão a conjugar o verbo comê-lo. Os estudiosos admitem que isso é o resultado da luta feroz para defender o importante espaço que ocupam. Por isso abandonaram o feijão, o arroz, a roupa suja, o ferro de passar, os filhos, os maridos. Hoje são as outras mulheres que cuidam disso.
-"Há mulheres que você ganha com o olhar, algumas você ganha com um bom papo, existem aquelas q você ganha com um beijo, para todas outras existe master card"
Esses textos muitas vezes são textos que provocam muita polmica na sociedade atual, e estamos aqui para saber a opinião das pessoas sobre esse tema tão polemico como o machismo.

Curiosidades em relação ao machismo na Cultura Greco-Romana*Só os meninos tinham o direito de estudar (a partir de 12 anos)*A mulher era "propriedade" do homem, e ele podia fazer com ela o que bem entendesse*Os filhos deviam se referir ao pai como senhor (dominus)*A mulher era obrigada a conservar a virgindade como coisa mais sagrada de sua essência*Homem, ao largar as "vestes infantis", aos 14 anos, seu primeiro ato era ser acompanhado por um instrutor à um prostíbulo.*Só eram consideradas mulheres honrosas aquelas que exerciam alguma atividade de salão (cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, etc), já que passando seu tempo entretidas com as artes, não gastariam seu tempo com coisas que não devem*Aos 12 anos, a menina era dada em casamento, passando assim de propriedade do pai, para propriedade do marido*Marido que suspeitasse da infidelidade da esposa tinha total direito de enjeitar (abandonar) a criança que considerasse adulterina*Filhos bastardos, que tivessem o nome da mãe, mas não o do pai não tinham papel social ou político algum na aristocracia*Mãe de Sêneca fora proibida de estudar filosofia pelo marido, já que o mesmo considerava essa matéria um caminho para a libertinagemE dizia o mesmo Sêneca : "Vendo que nada mais lhes resta senão partilhar o leito de um homem, elas [mulheres] se põem a enfeitar-se e não tem outra perspectiva"e conclui, "Seria melhor fazê-las sentir que nada as tornava mais estimáveis do que se mostrar pudicas e reservadas"

Algumas Piadas:


P: O que aconteceu com o cara que finalmente entendeu as mulheres?R: Morreu de rir antes de conseguir contar para alguém.


P: Qual a diferença entre uma mulher com TPM e um pitbull?R: O batom.



P: O que tem cerca de 20cm de comprimento, mais ou menos 5cm de largura e deixa as mulheres malucas?R: Dinheiro



P: Por que não se pode confiar nas mulheres?R: Como alguém pode confiar em algo que sangra por cinco dias e não morre.


Chega uma mulher a uma livraria e pede ao atendente: -Por favor, eu quero livro o “A Mulher que Pensa”.E o atendente responde: -Desculpe-me, mas não trabalhamos com livros de ficção científica.


Quando uma mulher perde 90 por cento de sua inteligência? Quando enviúva. E quando perde os outros 10%? Quando seu cachorro morre.



Quanto tempo demora uma mulher para cair no chão quando dão um tiro na cabeça dela? Oito dias. Por que? É o tempo necessário para a bala encontrar o cérebro.


26 comentários:

Anônimo disse...

Ah vocês querem direitos iguais?






então vão se alistar.

Anônimo disse...

Essa mulherada da pesada vai aprontar altas confusões pra cima desses rapazes pra mostrar quem é o dono do pedaço!

Anônimo disse...

Isto non ecziste!

Anônimo disse...

Nossa adorei essas pidas!!
vo conta sempre agora.

Anônimo disse...

Hoje em dia deveria ser igual na grécia antiga onde os homens mandavam e as mulheres obedeciam

Anônimo disse...

Nossa calem a boca
ODEIO agente machista.

Anônimo disse...

Eu acho que o machismo é uma coisa totalmente sem fundamento, pois todos nós somos iguais diante de Deus e por isso devemos ser tratados de forma igual e coerente. É rídiculo existir uma diferença na forma de tratar homens e mulheres, seja em qualquer aspecto, profissional, pessoal, etc. ABAIXO O MACHISMO!!!!

Anônimo disse...

Não eh querer parecer antigo ou coisa parecida, mais eh claro que existem funçoes que mulheres não podem desempenhar como os homems, como alguns empregos, assuntos esportivos entre muitos outros. Marcela: Parabens pelo siteee!!! Achei muito bom os pontos de vistas aqui abordados... parabens mesmo!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréia Freire disse...

Querer o sistema da Grécia Antiga novamente é o cúmulo da falta de respeito com as mulheres. Caro João, vá se tratar.

Julieta Capuleto disse...

Meu Deus como ainda existem homens ridiculos hoje em dia... Depois de tudo que as mulheres conseguiram tem gente que tem a cara de pau de flar que o mundo seria melhor se os homens falassem e as mulheres obedecessem... Ah, por favor, o hospicio aceita homens como vc. A mulher nao é um objeto e sim um ser humano que merece ser tratada como qualquer outro... Vc gostaria de ser subordinado a alguém???? Senão essa é a mesma situação das mulheres que vamos ccombinar, sao iguais aos homens, a unica diferença é que não tem as paradas ai. É por isso que o mundo continua dessa maneira que esta, por causa de desprovidos de senso de ridiculo... O que eu posso desejar para vc é que vc se cuide e melhore dessa sua doença que em pleno século XXI so assim pode ser chamado...

Anônimo disse...

Sou a favor dos direitos iguais das mulheres. Aposentadoria em tempo equivalente, cotas para mulheres nos partidos políticos, mas também cotas para que elas trabalhem nas minas de carvão e sílica. Sou contra as mulheres somente em casas, mas sou a favor que elas empunhem armas e, aos 18 anos, se dirijam às guerras. Sou a favor da igualdade em cargos públicos, mas também entre os garis. Sou totalmente a favor das leis que a protejam contra a violência, do mesmo modo que devam ser exemplarmente punidas quando agressoras. Sou a favor dos direitos iguais, sobretudo na hora do estado entender a guarda dos filhos. Sou a favor dos direitos iguais, e que mulheres e homens passem o mesmo tempo na prisão por crimes iguais.

Anônimo disse...

DESTRUINDO O MITO de que houve MACHISMO

http://diganaoaoesquerdismo.blogspot.com.br/2013/01/sera-mesmo-que-houve-machismo_4159.html



....

Anônimo disse...

Toda mulher é Tímida e Vaidosa? Esse repórter foi machista?
http://viverembrasilia.com.br/mulheres-gostam-ou-nao-de-dar-entrevistas/

Anônimo disse...

Sou contra o machismo , e horrivel pensar o mundo totalmente comandado por homens, e onde fica o direito de igualdade e expressão das mulheres, na cozinha? Na lavanderia?piadas horriveis, só tem graça pelo fato de ser sem graça... Ah João, vai se tratar vai! (cada gente,que nasce)

Cuzudo disse...

Eu nao sou machista... Mas tem mulheres que tem suas limitações

Unknown disse...

Temos que dar um minuto de silêncio a vocês, pois acho que os seus neurônios foram atingidos e não há mais esperança para eles. Vocês,homens, acham que são superiores por que? Por que têm pênis? Acho que não né.TODOS vocês precisaram de mulheres algum dia na sua vidinha medíocre. Se não fosse por uma mulher, não estariam aqui. Acho que a sua mãe iria se arrepender de você ter nascido,a menos que sejam iguais. Vocês são mais burros, largam a escola primeiro, morre primeiro. Inúteis mesmo. Morram machistas!

Anônimo disse...

ODIEI AS PIADAS! OFENCIVAS!

Anônimo disse...

VOCES FALAM DAS MULHERES, E AFINAL, QUEM COLOCOU VOCÊS NO MUNDO? UM HOMEM? SE O HOMEM É TÃO INDEPENDENTE ASSIM,JÁ PASSOU DA HORA, DELE PASSAR À PARIR TAMBÉM... AF

Anônimo disse...

mais surpreendente do que ter idiotas escrevendo essas bizarrices é ver que sairão impunes.Misoginia tem que ser crime punível por lei.Imagina se fossem bostas racistas? ia ficar por isso mesmo?

Anônimo disse...

Me alistaria sem problemas, alias sempre foi meu sonho.

Anônimo disse...

Sou mulher, concordo com tudo isso, apesar da ironia.

Anônimo disse...

Acho que a mulher tem que educar os filhos, de certa forma um homem machista dá proteção a mulher

Anônimo disse...

Proteção em que? Ele a protege emocionalmente quando ela está TRANCAFIADA dentro de casa? Ele a protege quando a obriga a cuidar de múltiplos filhos,que provavelmente foram fruto de um ESTUPRO intraconjugal? Ele a protege fazendo com que ela não tenha contato com o conhecimento,cultura,política? Ele a protege quando quando a está agredindo?afastando-a de todas as amigas,amigos,família? Quando a trai?
Meu querido,um homem tem tanta ou mais obrigação de educar um filho quanto uma mulher,pois filho,pasme,é gente,e necessita de uma formação ética,humana, que só pode ser feita pela família como um todo. Ninguém faz filho sozinho,não é justo que a educação de tal seja fadada a alguém exclusivamente.Além do mais,se vocês soubessem o que é uma gravidez, aposto que nunca pensariam deste jeito.
#ficaadica

Anônimo disse...

Todos nós temos limitações. Sim,seres com pênis,vocês não são superpoderosos.
Limitações não nos limitam em nada.

Anônimo disse...

Queridos machistas,
A partir do momento em que vocês tem atitudes indevidas contra uma mulher,vocês estão dando plena liberdade para que nós retribuamos o favor. ;*